PRÉDIO DO VELHO GINÁSIO DE CONQUISTA
Caracterização e importância
O professor Ruy Medeiros assim descreve o prédio: construído de adobes (barro/argila cru), de paredes largas (tijolos, assentados a tição, isto é, de forma a tornar grossas as paredes), conserva o padrão de arquitetura de velhos prédios de colégios, com salas amplas, grande salão, janelas altas e largas. Exceto quanto ao telhado, piso e anexo residencial, o prédio conserva-se grandemente como era.
O telhado anterior, feito de telhas vãs, foi substituído por telhado de telhas de amianto e rebaixado. O piso que era de placa de cerâmica branca cozida foi substituído por piso de cimento. A casa, que servia de residência anexa, sofreu deterioração e foi demolida.
Mas seu valor arquitetônico fica muito aquém do grande valor histórico. Pessoas de vários lugares ainda o procuram para mostrar a filhos e netos, orgulhosamente, o local onde estudaram. Afinal, era o único ginásio num grande raio de extensão e era privilégio estudar aí.
Fonte: Relatos do professor Ruy Medeiros (MP- DCSA-UESB) para o projeto de implementação do “Museu Pedagógico da UESB”.
Clique aqui pra ver o estado da casa Padre Palmeira antes de ser assumido pela equipe do Museu Pedagógico (2003).
O MUSEU PEDAGÓGICO
Em 1988, a profa. Lívia Diana Rocha Magalhães (DFCH-UESB) convidou as professoras Albertina Lima Vasconcelos (DH-UESB), Ana Palmira Bitencourt (DCN-UESB) e Maria Aparecida Silva de Sousa (DH-UESB) a pensarem num espaço para o estudo do fenômeno educacional denominado de “Museu Pedagógico da UESB”, tomando como referência as discussões realizadas com as/os professoras (es) das licenciaturas em torno da necessidade da organização de condições objetivas para a realização da pesquisa histórico-educacional. O projeto foi elaborado e se inspirou no “Pedagogium” previsto para o Brasil nos anos de 1890, mas reelaborado à luz de seu tempo e sob a perspectiva coletiva, interdisciplinar e orientado pelo princípio histórico-dialético. Contudo “o projeto ficaria hipotecado para o futuro, todavia, ainda carecia de reunir mais condições intelectuais e materiais para a sua execução” (MAGALHÃES, 2005, p. 166). Em novembro de 1999, o projeto foi retomado com a participação de professores de vários departamentos da UESB, apresentado pela equipe e aprovado no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas –DFCH e demais instâncias da UESB.
Objetivos
Preservar e divulgar fontes documentais que testemunhem a História da Educação e das ciências na região Centro-Sul da Bahia;
Propiciar à comunidade acadêmica o acesso a fontes historiográficas, seu manuseio, catalogação, visualização do acervo bibliográfico correspondente aos diversos saberes que dão sustentação e sentido à educação, nas várias áreas do conhecimento em seu processo inter/transdisciplinar;
Identificar espaços de guarda de documentos que retratem a educação no Centro-sul da Bahia nos seus diversos aspectos, de forma a estabelecer permanente olhar e interpretação sobre a trajetória e história dos saberes;
Viabilizar a ideia de Museu como espaço vivo de defesa e proteção do patrimônio cultural, respeito à liberdade de expressão, da crítica e das várias formas de linguagem que expressam as teorias do conhecimento sobre a educação e a história.
No ano de 2003, o Museu Pedagógico da UESB foi instalado no chamado “Ginásio do Padre”, hoje denominada pela equipe do MP como “Casa Pe. Palmeira”, graças a um acordo de comodato entre a Arquidiocese e a UESB e efetivo trabalho da sua equipe para buscar recursos externos e internos para a recuperação do prédio.
A sua equipe multidiplinar composta por professores, alunos, técnico-administrativos e profissionais de várias áreas do conhecimento tem criado condições bastante favoráveis para o desenvolvimento do trabalho acadêmico coletivo e para a efetivação do Museu Pedagógico, como lugar de estudo, reflexão, pesquisa, sistematização, produção e divulgação de conhecimentos e saberes que retratam a história da educação e da Ciência, no Município de Vitória da Conquista e região Centro Sul da Bahia.
O Museu Pedagógico é presidido por uma coordenação colegiada que é constituída por uma coordenação geral e representantes dos seus grupos permanentes e associados de estudos e pesquisa.
A articulação entre ensino, pesquisa e extensão, guiada pelo princípio dialético e interdisciplinar, tem se concretizado diuturnamente no Museu Pedagógico, ampliando o acesso público ao seu trabalho e a socialização dos resultados das discussões e produções dos seus grupos de pesquisa. Um dos seus objetivos principais, o levantamento, catalogação, organização e disponibilização de fontes e materiais escritos, orais, iconográficos, fílmicos, cartográficos entre outros, sempre pensados à luz das políticas de sua produção no campo da história, da educação e das ciências em sua interdisciplinaridade, resultou em importantes acervos, como foi previsto, e passaram a compor seu Centro de Documentação (CEDOC) que recebeu o nome da professora Albertina Lima Vasconcelos. Professora Albertina foi docente do Departamento de História (DH) da UESB e uma das fundadoras do MP.
Além disso, o Museu Pedagógico, mantém redes de pesquisas e estudos, nacionais e internacionais, desenvolvidos por meio de projetos de pesquisa ensino e extensão por grupos associados e parcerias diversificadas e convênios nacionais e internacionais HISTEDBR – UNICAMP, UNL-Argentina, USC e FIDCARIA-Espanha – entre outras, com as quais tem desenvolvido projetos de pesquisa, eventos e cursos conjuntos. Dentre outros projetos diretores (envolve conjuntamente a maioria ou todos os participantes dos MP) já desenvolvidos ou em processo de realização podemos citar: O primeiro projeto diretor do Museu Pedagógico intituldo: A Educação na Cidade de Vitória da Conquista e região: as leis, os sujeitos, os espaços, suas representações e materiais – da formação da cidade ao século XX; O Museu Pedagógico na Escola (MP – FAPESB, UESB); Revisitando o Projeto Columbia University (MP-PPGMLS-UESB – Histedbr-Unicamp; UFscar; PUC-SP, UNEB – CAPES -FAPESB); O diálogo entre as ciências ( MP-PPGMLS- UNL /CAPES/SPU) e extensão: “Preservando o patrimônio cultural e educacional da região do Centro Sul da Bahia: O Centro de Documentação do Museu Pedagógico (PROEXT – MEC) etc.”.
Ao longo dos seus 21 anos de trabalho o Museu Pedagógico da UESB persiste dando lastro ao Programa de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu em Memória Linguagem e Sociedade e consolidando a produção do conhecimento e sua socialização, inclusive realizando um Colóquio Nacional e Internacional de forma integrada, que era apresentado a cada ano e depois passou a ser bianual. Para o ano de 2021 está previsto a realização da sua XIV edição.
Fonte: O Museu Pedagógico da UESB: projetos e publicações conjuntas da equipe do MP.